A Congregação faz política

Você já ouviu falar da Congregação do Cotuca? Sabe o que é?

A Congregação é o órgão superior de cada unidade da Unicamp, representando os interesses de cada departamento, aluno e funcionário. Mas os assuntos discutidos nas reuniões são ainda mais importantes.

 

organogramaOrganograma do Cotuca, demonstrando a importância da Congregação na administração do Colégio.

 

As decisões desse órgão são tomadas por meio de votação e todos os membros possuem o mesmo peso de voto, ou seja, todos que fazem parte têm a mesma voz, a mesma importância, já que as decisões afetam a todos. A Congregação realiza reuniões a cada sessenta dias para discutir e decidir sobre as questões que afetarão o conjunto acadêmico.

Ela pode deliberar mudanças na estrutura administrativa da unidade, regimento interno dos departamentos, penalidades e sanções disciplinares etc.; influenciar na aprovação de procedimentos internos de admissão, contratação, promoção, afastamento, licenças, demissão ou alteração de regime de trabalho de docentes; e se manifestar à comunidade, sempre que seus membros considerarem necessário.

“A Congregacão é a instância mais importante para que o Colégio continue suas atividades e prospere. Ela pode, por exemplo, do ponto de vista acadêmico, alterar os currículos, fazer sugestões até para as ementas dos cursos. Nesse sentido, ela zela pelo ambiente acadêmico e procura, é claro, melhorá-lo”, completa o professor do departamento de Humanidades, Edson Joaquim dos Santos.

 

A Congregação foi criada para que exista uma gestão democrática do colégio, para que todas as pessoas que são afetadas pelo que acontece possam participar das decisões inerentes a ele, e existem algumas decisões e discussões que não podem ser tomadas só por parte da direção sem romper com essa ideia de gestão democrática”, diz João Carlos Lopes do Prado, aluno do 2º ano de Mecatrônica e representante da Congregação.

De acordo com seu Regimento, ela é composta por membros do Corpo Docente – que devem representar no mínimo 70% do total de membros -, do Corpo Discente – que devem representar 20% do total de membros – e do Corpo de Servidores Técnicos e Administrativos – que devem possuir de um a quatro representantes. Além disso, também compõem a Congregação os diretores, coordenadores, chefes de departamento e outros representantes escolhidos a partir de critérios da própria unidade.

 

Artigo 47 – A Congregaçãodo Colégio Técnico de Campinas da Unicamp, de natureza deliberativa, se constitui de membros do corpo docente, do corpo discente e do corpo de servidores técnicos, administrativos e operacionais, em conformidade com o Regimento Escolar Geral da Universidade Estadual de Campinas.

Artigo 72 – O corpo docente do Colégio será constituído de professores, para o regular desenvolvimento dos programas de ensino e dos trabalhos escolares, teóricos ou práticos, de todos os componentes curriculares.

Artigo 76 – O Corpo Discente do Colégio é constituído pelos alunos regularmente matriculados.

Parágrafo único – Aplica-se ao Corpo Discente o regime disciplinar previsto neste Regimento Escolar, nos estatutos da Universidade Estadual de Campinas, nas leis específicas e normas baixadas pela Diretoria do Colégio.

 

Embora seja muito importante a participação nas decisões relacionadas à unidade da qual fazem parte, nem sempre as informações da  Congregação do Cotuca são recebidas pelos alunos. “Soube da existência da Congregação pelo projeto ‘Responsa’. Um dos fundadores e membro ativo do Responsa fez parte da Congregação do Cotuca antes de mim, então resolvi entrar e continuar de certa forma o trabalho que ele já estava fazendo”, diz o aluno João Carlos Lopes do Prado, um dos alunos que representam o Corpo Discente.

O Diretor Geral do Cotuca, Alan César Ikuo Yamamoto, explica que as informações são divulgadas aos membros da Congregação, que há liberdade para que eles divulguem esses dados, já que são públicos, mas que ainda não há estrutura para ampliar essa divulgação:

“As pautas, atas e o regimento são divulgados para os membros da Congregação. Os alunos representantes do Corpo Discente são quatro, e eles têm acesso a essas pautas e podem divulgá-las.

A divulgação no site do Colégio não é feita, mas é questão de organizar esses dados, ter o site e o espaço adequado para isso.”

 

Os mandatos dos chefes de departamento e dos representantes do Corpo Discente duram dois anos. Há inscrições e a seleção é feita por meio de uma votação, o que aconteceu em 2015.

 

congregação
Representantes atuais da Congregação do Colégio.

 

Para obter notícias das decisões da Congregação, hoje é preciso entrar em contato com os alunos representantes do Corpo Discente. O professor Edson Joaquim dos Santos explica: “os representantes têm que dar um retorno dos resultados, discussões, reuniões para os seus representados, mas é preciso mais. Os documentos devem ser disponibilizados na página da escola, nos meios que a comunidade tem acesso, e eu reconheço que isso precisa melhorar, esses canais devem melhorar”.

Próximas reuniões da Congregação do Cotuca:

  • 25 de Agosto
  • 22 de Outubro
  • 03 de Dezembro

1 Comentário

Entre na discussão e nos diga sua opinião.

João Carlos lopes do pradoresponder
setembro 11, 2015 em 12:09 AM

Vale lembrar algo que não foi dito no texto, as pautas são divulgadas mais ou menos 4 dias antes das reuniões, como estudar e organizar todos os alunos para a discussão das pautas, em um PERÍODO de 4 dias? e as atas das reuniões só são aprovadas na PRÓXIMA reunião ou seja, a ata da reunião do dia 25 de agosto, só sera aprovada e disponibilizada no dia 22 de outubro, 2 meses depois da reunião.

Deixe um comentário