Editorial – 1ª edição

Jornalismo é tarefa de grande responsabilidade. Os tempos atuais nos lembram disso. Ler, escrever, debater, refletir são tarefas árduas que precisam fazer parte do cotidiano da sociedade, assim como da educação.

Justamente pela seriedade dessas tarefas é que nós decidimos enfrentar o desafio de produzir um novo jornal para o Cotuca. Nós, autores desta publicação: dois professores do Departamento de Humanidades, mais 15 alunos dos segundos anos de Informática, Eletroeletrônica, Mecatrônica e Enfermagem do Cotuca, que podem ser conhecidos ou reconhecidos no nosso expediente.

O Conexão Cotuca não é o primeiro jornal do colégio, mas surgiu com o objetivo de trazer novidades. Ele é digital, acompanhando o ritmo e as tendências mais recentes do jornalismo de qualidade e colocando em prática os conhecimentos que circulam por aqui. Fala sobre o que interessa à comunidade do Cotuca: divulga atividades realizadas pela escola, informações úteis, produções artísticas e científicas de alunos, professores e funcionários, promove debates que partem do ponto de vista de integrantes da nossa comunidade. Para isso, é organizado a partir de um conselho editorial e com a participação efetiva dos alunos que, a partir desse processo, estudam e apropriam-se do fazer jornalístico.

Foram quatro meses de reflexões, estudos, discussões, decisões, design, programação, edição e muitas etapas de escrita e revisão. As reuniões semanais e o envolvimento do grupo garantiram a autoria coletiva de cada letra e cada pixel desta publicação. E aqui está o resultado da primeira de muitas outras edições que estão por vir!

Você já faz parte do Cotuca? Está convidado, então, a participar do Conexão — integrando o grupo de elaboração, enviando suas produções artísticas e científicas para serem divulgadas, sugerindo publicações e comentando os textos pela seção “Conecte-se”. Você ainda não é parte do Cotuca? Conecte-se, então, para conhecer um pouco das nossas atividades e fique à vontade para nos escrever.

“Circulando ideias” sintetiza nosso objetivo principal. Queremos abrir espaço para trazer a público o que fica engavetado, o que se limita às salas de aula e aquilo que ficou nas rodas de conversa. Por isso e para isso, sinta-se bem-vindo a participar do Conexão.

Profª. Cristiane Megid
Prof. André Pasti

1 Comentário

Entre na discussão e nos diga sua opinião.

Leonardo henrique ferreira barbosaresponder
setembro 06, 2015 em 04:09 PM

Olá, equipe do Conexão Cotuca

venho aqui para parabenizar o trabalho que vocês estão desenvolvendo aqui, posso ser apenas mais um mandando email, mas gostaria de transmitir a mensagem de que o que está aqui é história!!! Tenho orgulho de todos vocês e espero fazer parte do Conexão Cotuca, algo tão maravilhoso.
A dinâmica do site está ótima, os textos muito bem desenvolvidos, me deu uma outra perspectiva da minha realidade e isso é incrível, mais uma vez, muito obrigado.

atenciosamente, Leonardo

Deixe um comentário