Editorial – 2ª edição
É com grande alegria que apresentamos à comunidade mais uma edição do Conexão Cotuca!
A repercussão da primeira nos encheu de satisfação! De todos os lados, ouvimos comentários, sugestões, pedidos, elogios e críticas. A intenção do jornal é justamente fomentar mais diálogo e a circulação de ideias entre a comunidade escolar, o que, nos parece, já está acontecendo.
O trabalho não continuou menos intenso. Em meio às inúmeras tarefas das últimas semanas do ano letivo, concentramos esforços para lançar esta segunda edição, que vem recheada de novos temas: do “Responsa” à CPMF; da mudança na grade de horários às cotas; do horário dos jogos de futebol aos eventos culturais do colégio; da arte urbana aos lugares a conhecer em Campinas, entre tantas outras temáticas aqui presentes.
Pudemos, nessa edição, envolver mais alunos. A quantidade de textos aumentou. A de seções, também. Agora trazemos em Cotidiano assuntos relacionados à rotina da nossa comunidade. Desta vez, o tema é o sono, refletindo sobre os problemas que enfrentam aqueles que têm dias agitados, e trazendo propostas para melhorar a qualidade do nosso descanso.
Há também uma ampliação importante da seção de Arte, com a apresentação de poemas e outras produções artísticas de vários alunos do Cotuca.
Outra seção nova é “E eu com isso?”. A ideia foi dada pela Laura Olivato, aluna da ETECAP, que estagia no Conexão Cotuca como bolsista PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio). Laura tem coordenado o projeto do Jornal Crânio em sua escola e desenvolve pesquisas para isso no programa da Unicamp. Em uma das reuniões do grupo Conexão, ela sugeriu que usássemos a seção que criou para o Crânio. Nesta e nas próximas edições, teremos temas atuais tratados sob a perspectiva do envolvimento dos alunos neles. A seção apresenta hoje o debate da CPMF, buscando as interferências que a aprovação ou rejeição da medida traz para o nosso cotidiano.
Há, ainda, a estreia das seções Circulando histórias, que busca dar visibilidade às histórias das pessoas que fazem o Cotuca – funcionários, professores e alunos, e Leitores conectados, com cartas da comunidade do Cotuca sobre as matérias e outros temas importantes.
Aproveitamos a última edição do ano para convidar os alunos que hoje cursam o primeiro ano a integrarem o grupo do Conexão Cotuca em 2016. Em fevereiro do próximo ano, nossa página apresentará as instruções para quem quiser colocar textos, arte, debates, ilustrações, design e ideias em circulação.
Esperamos novos integrantes, novos debates, novos comentários!
Boa leitura!
Profª. Cristiane Megid
Prof. André Pasti