Editorial – 3ª edição

A nova edição do Conexão Cotuca marca um momento de ampliação da participação e da voz dos alunos no Cotuca. O grupo do jornal passou por reformulações importantes nos papéis de seus integrantes, uma mudança que vem sendo amadurecida nestes meses de 2016, e os textos desta edição transparecem as novas propostas dos autores e o amadurecimento da equipe.

Há uma compreensão mais aprofundada do papel que o texto jornalístico e seus escritores têm na comunidade, bem como uma vontade de protagonizar esses papéis. Os efeitos disso vão se desdobrando para muitos lados.

Permitem, por exemplo, a finalização do texto corajoso de Júlia Ülbrich, lapidado cuidadosamente por mais de 7 meses, na busca de palavras responsáveis que exprimissem sentimentos e desejos, provocando uma discussão importante sobre educação no contexto do colégio, do ponto de vista de suas alunas.

Também representando preocupações com a educação, Fernando Rodrigues discute a relação entre ideologia e sala de aula, explorando os acontecimentos em torno da prova do Enem de 2015 e de posicionamentos legislativos em cidades brasileiras sobre o que se convencionou chamar “ideologia de gênero”.

Fernando também discute a relação social com o tempo, em texto escrito com Felipe Augusto, compreendendo as divisões entre estudo, trabalho e lazer que preocupam os alunos.

As organizações do Cotuca continuam a ser uma preocupação central para os integrantes do Conexão Cotuca. Nesse sentido, Douglas Cardoso e Gabriel Collado discutem o trote; Júlio Moreira fala sobre os estágios; André Piau e Giovanna Batalha apresentam as novas propostas para a gincana 2016; João Ruffatto e Giovanna falam sobre os novos representantes discentes da congregação.

As histórias de quem constrói o colégio são trazidas na crônica de Giovanna Batalha e no Painel do Leitor escrito por Maria Luiza Assis e Beatriz Lorena. O primeiro apresenta uma conversa com Seu Zezinho, em um de seus raros momentos sem correr de um lado para outro do Cotuca resolvendo situações das mais diversas. O segundo texto apresenta as leituras prediletas e sugeridas pelo diretor Alan César Yamamoto.

A edição traz ainda temas diversos e ricos, como a apresentação do Museu da Imagem e do Som, por Douglas Cardoso e Laura Olivato, os novos e-sports, por Lucas Costa, os embates entre Real Madrid e Barcelona, que ultrapassam os limites do campo de futebol, por Lucas Pedroso, o combate ao mosquito Aedes Aegypti, por João Ruffatto, e uma crônica feminista de Vivian Cabral.

Por fim, apresentamos uma divulgação das pesquisas de iniciação científica de nível médio de Hayssa Rodrigues, sobre a produção de sucessos editoriais, e de Ana Luísa Ruggeri, sobre a segregação nos espaços ocupados por mulheres negras, ambas desenvolvidas na disciplina de Geografia, no Cotuca. Assim, inauguramos um espaço de divulgação científica no jornal, em um momento em que o colégio tem realizado projetos de iniciação à pesquisa em diversas áreas.

Lançamos agora uma nova edição robusta, com temas que tratam sobre o contexto específico em que a comunidade do Cotuca se insere. É um momento importante de tomada de voz dos alunos do colégio, trazendo à leitura e à discussão frases que não são facilmente ditas nem ouvidas, mas que precisam ser debatidas.

Prof. André Pasti
Profa. Cristiane Megid

Índice

A ideologia nas escolas: uma discussão a ser incentivada (Fernando de Oliveira Rodrigues)

Para pensar ensino e avaliação (Julia Ulbrich)

Congregação – Representantes discentes 2016/2017 (Giovanna Batalha e João Rufatto)

Para ser um sucesso editorial (Hayssa Rodrigues)

Mulheres negras e segregação (Ana Luísa Ruggeri)

Trote violento: e eu com isso? (Gabriel Collado)

A gincana é de todos (André Piau e Giovanna Batalha)

Catalunha x Madrid (Lucas Pedroso)

Painel do Leitor: Leminski, Maiakóvski e Haikais: Alan e a poesia (Malu Assis e Beatriz Lorena)

Estágios do Cotuca (Júlio Moreira)

E-Sports: uma nova modalidade (Lucas Costa)

Todos contra o mosquito (João Rufatto)

MIS: o paraíso audiovisual de Campinas (Douglas Cardoso e Laura Olivato)

1ª Oficina de cadernos personalizados (Marcelo Parra e Douglas Cardoso)

Circulando histórias: Zezinho (Giovanna Batalha)

Crônica feminista (Vivian Cabral)

As Estrelas do Abismo (Poema de Ana Clara)

Tempo livre e alienação (Felipe Augusto e Fernando de Oliveira Rodrigues)

Compartilhe sua opinião