O Leitor Cotuca, quem é ele?
Atualmente, a literatura destinada ao público jovem tem ganhado espaço no campo artístico e no mercado editorial. Além disso, nos últimos anos, muitos críticos ligados ao campo das Letras têm dado grande ênfase a essa área, já que o número de publicações e adeptos do gênero está crescendo.
Frente a esse cenário, torna-se atrativo investigar se os estudantes do Cotuca estão “antenados” a essa modalidade literária. Será que nossa comunidade estudantil tem contato com a literatura para jovens e conhece os escritores nacionais e estrangeiros nesse âmbito?
Os alunos André Coelho, Gabriel Vargas, João Pedro, Nicolas Tavares (todos alunos de Eletroeletrônica) e Thaís Rocha (aluna de Informática), que fazem parte do projeto do PIBIC-EM/Unicamp ‘O Leitor Cotuca, quem é ele?’, coordenado pela professora Vanessa Regina do Departamento de Humanidades, saíram em busca de respostas para as indagações feitas por essa pesquisa.
O objetivo principal do projeto é delinear o perfil-leitor dos estudantes do Cotuca, obtendo os resultados por meio de um questionário, que será aplicado inicialmente com as turmas que estão cursando o 3º ano do ensino médio e, a partir do primeiro semestre de 2017, com todos os alunos que cursam o ensino médio.
O aluno João Pedro afirma ter entrado no projeto porque sempre leu muito, mas sabe pouco sobre literatura brasileira: “acredito que me trará outras experiências enriquecedoras”. Ele também disse que, ao se descobrir o perfil literário do aluno do Cotuca, pode-se compreender a importância da leitura no dia-a-dia do colégio. Além disso, mais pesquisas poderão ser realizadas no futuro, relacionadas à literatura brasileira e estrangeira.
Já André Coelho contou que decidiu entrar no projeto porque, além de ser uma experiência muito boa, o tema o atraiu bastante: “principalmente porque senti interesse em conhecer um pouco mais sobre o perfil literário das pessoas com as quais convivo”. Ele acredita que o resultado da pesquisa será bem interessante e que, ao final, “teremos um bom feedback”.
Gabriel Vargas contou, também, que quis fazer parte do projeto por ser uma experiência que ensinará muito a todos os membros da equipe.
O que estimulou Nicolas Tavares foi a curiosidade. “Acho muito interessante saber o que levou um aluno a ler aquela obra. Com o projeto ‘O Leitor Cotuca, quem é ele?’, vamos conhecer não somente nossos amigos, mas o colégio como um todo”.
Eu, Thaís, decidi fazer parte desse por parecer ser uma experiência única e muito interessante, que poderá me proporcionar uma boa visão para os gostos que os leitores na nossa faixa etária têm. Além disso, como estou escrevendo um livro, acredito que, quanto maior o conhecimento sobre o potencial público leitor, mais posso melhorar o desenvolvimento da minha história.
Segundo observações iniciais dos integrantes do grupo da pesquisa, a maior parte do público jovem está acostumado a ler John Green, J.K Rowling, Veronica Roth entre outros autores estrangeiros. Escritores brasileiros de sucesso, como Pedro Bandeira, Clarice Lispector e Cecília Meirelles, parece que começaram a se transformar em peças de museu, assim como as obras clássicas da literatura do nosso país que são lidas principalmente por serem solicitadas nos vestibulares.
João Pedro ainda complementou que “há toda uma complexidade por trás da leitura, com histórias que podem nos mostrar mais do que aquilo que nos é ensinado nas aulas da escola”.
Então, fiquem atentos ao desenvolvimento do projeto “O leitor Cotuca, quem é ele?”. Em breve, os resultados da pesquisa estarão disponíveis para todos do Cotuca.