Painel do Leitor – Marilda Truzzi

O trecho do livro “Médicos de homens e de almas”, de Taylor Caldwell, faz parte do livro preferido de Marilda Truzzi, bibliotecária do Cotuca desde 2008, e também é um dos livros mais belos que ela já leu. É uma obra biográfica sobre a história de um dos maiores evangelistas, Lucas, o grande apóstolo.

Quando era menor, Marilda preferia passar horas brincando na rua de sua cidade natal, Atalaia, no Paraná, e seu grande interesse pelos livros surgiu ao mudar-se para Americana. Nessa época, passou a trabalhar perto da Biblioteca Municipal, onde, nas horas vagas, lia livros de Sidney Sheldon, tomando gosto pela leitura e pelo autor. Entre seus livros preferidos, figuram pelo menos três: “Baile de despedida”, de Josué Montuello; “1808”, de Laurentino Gomes; e “O diário de Anne Frank”, de Anne Frank —  os quais revelam seu gosto por livros históricos. Todos eles possuem um exemplar na Biblioteca da Unicamp.

O primeiro é sobre o último baile da monarquia do nosso país: o “Baile da Ilha Fiscal”, ocorrido em 9 de novembro de 1889, no centro do Rio de Janeiro. O livro, do premiado escritor ludovicense, foi publicado originalmente em 1992.

O segundo, vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria de livro-reportagem e de livro do ano de não-ficção em 2008, relata informações de um período da história brasileira que começa em 1807, com a partida da corte portuguesa para o Brasil até o retorno desta a Portugal, no início de 1821.

O terceiro, que já circulou por dezenas de países, vendendo milhões de cópias, conta a triste história de uma menina judia e de sua família que precisaram se esconder por dois anos, para escapar da perseguição nazista.

Como se imagina e se percebe, Marilda conta que gosta muito de ler, mas brinca: “tem que ser um livro bom!”. Ela também defende a importância do incentivo à leitura, afirmando que “é o melhor investimento que podemos fazer”, ao contar que seus filhos, Helena e Pedro, têm grande interesse por livros.

2 Comentários

Entre na discussão e nos diga sua opinião.

Confira o último Painel do Leitor, com Marilda Truzzi – Biblioteca – Cotuca – Unicampresponder
Janeiro 23 em 10:01 AM

[…] Painel do Leitor – Marilda Truzzi […]

Joana D’Arc da Silva Pereiraresponder
Março 02 em 11:03 AM

Maravilha de biblioteca. Parabéns Marilda!!! Sucesso!!! Preciso visitar. Excelente site.

Deixe um comentário