O que é um Haikai?

Haikai (hai = brincadeira, gracejo e kai = harmonia, realização) é um estilo de poema japonês cuja principal característica é a precisão e objetividade, sempre com uma “economia de palavras”.

O haikai é chamado de poesia “incompleta” por requerer que o leitor termine o texto com o próprio coração.

Originalmente, os haikais eram compostos por 5, 7 e 5 silabas poéticas e constituídos por 3 versos, porém essa regra não é mais seguida por todos os poetas.

Caso você queira escrever um haikai, mas quer seguir o número de sílabas originais, não há problema, só é preciso ter em mente de que o poema deve ser lido num folego só, assim como este abaixo,  de Paulo Leminski:

Amando,
aumenta
até duas mil vezes
o tamanho.

O tradicional haikai japonês têm como principal tema elementos da natureza e, os contemporâneos, geralmente são escritos com apenas um curto fragmento, de três ou menos palavras.

Os temas dos haikais tradicionais são tirados de detalhes do cotidiano do autor que se relacionam a forma humana. Qualquer assunto visto como interessante, e que pode cativar o leitor, é um bom assunto para haikais.

Dicas para escrever um haikai:

  • O haikai ocidental normalmente é escrito em três versos e possui duas ideias justapostas que são separadas por pausas entre linhas, pontuação ou um simples espaço. A intenção é fazer uma comparação interna, criar um espaço entre as duas partes e fazer o significado crescer. Essa parte é algo um pouco difícil de se fazer, pois não deve haver conexões muito óbvias entre as partes nem um distanciamento muito grande.
  • Ao escolher o tema você pode usar algo simples de seu cotidiano e expandir o assunto para algo mais metafórico.
  • Use a linguagem sensorial, tente descrever as sensações que você sentiu em um dado momento, se havia algum gosto, um cheiro, as cores, porém as descreva sutilmente; não diga que é verão, descreva a inclinação do sol ou o ar pesado e use uma linguagem própria e confiável, sem clichês, sempre pensando na imagem que deseja passar ao leitor.
  • Busque inspiração fora de casa (os tradicionais escritores japoneses sempre saem para caminhar enquanto buscam inspiração para um haikai) e tenha sempre um caderno em mãos, nunca se sabe quando a movimentação de uma nuvem ou o pular de um pássaro podem te inspirar.

Fontes: wikihow e BE.