Política – Conexão Cotuca

Categoria / Política


    Carregando post...
  • Nem uma a menos

    No último dia 5 de Janeiro, me encontrei com diversas mulheres no Largo do Rosário. “Em plena quinta-feira”, eu pensei, “tantas pessoas se dispuseram a estar aqui!”. E me senti muito feliz de estar ali também, compartilhando aquele momento, me aproximando de um movimento tão bonito, vendo diversas mulheres unidas, pintando o rosto, fazendo cartazes,…

  • Reforma do Ensino Médio: o que propõe e como nos afeta?

    Com a justificativa dos altos índices de evasão escolar e um desempenho estagnado dos alunos nas provas padronizadas, o governo federal anunciou uma “reforma do Ensino Médio” no último dia 22 de setembro. Tal reforma buscaria um estreitamento curricular e a profissionalização precoce. Ela foi encaminhada ao Congresso por meio de uma Medida Provisória (MP), justificada…

  • Alunos do Cotuca paralisam para discutir a PEC 241/55 e a MP do Ensino Médio

    No último dia 11 de novembro (sexta-feira),  alunos do Cotuca realizaram uma paralisação com o objetivo de debater duas medidas do atual governo federal: a Proposta de Emenda Constitucional 55 (antiga PEC 241, apelidada pelo governo como “PEC do teto de gastos” e pelos críticos a ela como “PEC do fim do mundo”) e sobre…

  • 16/09: o dia em que o Cotuca parou para discutir a homofobia

    Homofobia não é assunto novo no Brasil. Segundo estudo realizado pela Universidade de São Paulo em 2014, sete em cada dez homossexuais brasileiros já sofreram algum tipo de agressão, seja física ou verbal. O Cotuca não é um espaço isento a esse tipo de situação, que se espalha pela sociedade e precisa ser debatido. “Expressar…

  • Greve e ocupação na Unicamp: o que querem os estudantes?

      O movimento se formou com o mote “COTAS SIM, CORTES NÃO. CONTRA O GOLPE, PELA EDUCAÇÃO, PERMANÊNCIA E AMPLIAÇÃO”. Houve, em cada unidade do campus, discussões das pautas internas, assembleias e mobilizações. A iniciativa dos estudantes é de reivindicar mudanças nas políticas de entrada e permanência de pessoas na Universidade, levantar temas de debate…

  • Congregação – Representantes discentes 2016/2017

    A Congregação é um órgão de suma importância dentro do Cotuca, responsável pelas principais tomadas de decisão dentro do colégio. Ela conta com a participação de representantes de todos os departamentos e dos alunos. Nas votações que ocorreram nos dias 29 e 30 de março, foram eleitos 8 representantes discentes, sendo 4 desses suplentes. Tais…

  • Cotuca aprova nova grade de horários para a tarde

    A partir do ano que vem, uma nova grade de horários para o período da tarde entrará em vigor no Cotuca. As aulas desse período passarão a acontecer das 13h50 às 18h15, com cinco aulas por período — atualmente, ocorrem das 13h00 às 18h15, com seis aulas. A mudança abrange todos os cursos, exceto alunos…

  • Cotas: um meio para a inclusão

    A lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, também conhecida como Lei das Cotas, reserva 50% das vagas disponíveis em universidades e colégios técnicos e médios federais para alunos oriundos de escolas públicas. Entre essas vagas, metade é  destinada a indivíduos com renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo (que tem hoje o…

  • Responsa: iniciativa de alunos busca ampliar acesso às escolas técnicas

    Responsa é um cursinho popular, fundado por estudantes de escolas técnicas, como o Cotuca e a Etecap, e que tem como objetivo tornar a educação pública de qualidade acessível a todos. O projeto está no seu terceiro ano, possui cerca de 15 membros que participam ativamente das reuniões e organização e que, além de preparar os…

  • Para entender e participar da política

    O que é política ? “Não sei, eu não gosto de política, prefiro discutir sobre um tema mais importante” é a resposta de alguns. Outros resumem o termo ao processo de eleição de um candidato e à gestão de determinado local: “é a gente eleger alguém para cuidar das necessidades do povo”; “escolher um só…