Uso e conservação da tenda

No início de 2015, foi montada uma tenda no espaço atrás do ginásio do Cotuca. O local tem sido usado para estudar, para lazer, poder conversar tranquilamente e relaxar. Independente da finalidade, os usuários concordam que, com a chegada da tenda, o lugar foi muito bem aproveitado, uma vez que se tinha pouco espaço para ficar durante as aulas vagas, com a biblioteca lotada e todos os bancos e mesas cheios. Agora há um espaço bem maior para ficar. Porém, todo lugar tem seus problemas e a tenda não é uma exceção.

A ideia de colocar a tenda veio de uma necessidade do colégio em ter um espaço coberto onde os alunos pudessem se reunir, fazer suas monitorias, terem um espaço de estudo no intervalo entre as aulas e até mesmo nos períodos de janela.

Para colocar a ideia em prática, o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp foi chamado para promover benefícios à comunidade do Cotuca. “Com a verba que o GGBS tinha disponível, caberia uma tenda pra uso de alguns eventos culturais: peças de teatro, cursos de pintura, exposições, ensaios de coral, precisávamos desse tipo de coisa pra uso dos funcionários. Então, para as necessidades do GGBS, mais as necessidades do Cotuca, a tenda se encaixou perfeitamente, tanto que quem a financiou foi o próprio GGBS”, informa a professora Vera Lúcia de Matos, diretora administrativa do COTUCA.

Rúbia Eduarda, aluna do 2º ano do curso Técnico em Alimentos e monitora de química, aponta alguns problemas na tenda, como muito calor, falta de iluminação adequada, muito barulho e grandes quantidades de lixo, geralmente papel e embalagem de comida.

Sobre o mesmo problema, a diretora administrativa e professora do Cotuca Vera Lúcia de Matos comenta que, “com relação à má utilização do espaço pelos próprios usuários, que são os alunos, há sujeira, danos a mobiliários, etc. Esse problema está ligado aos próprios alunos. Todos os dias o espaço é limpo, mas todos os dias a sujeira volta a aparecer. Não conseguimos conscientizar os alunos de que aquele espaço é de convivência e deve ser mantido limpo e organizado”. Em relação à melhoria no espaço, a diretora comenta que será instalada uma iluminação central para que aquele espaço seja efetivamente utilizado de noite e dois ventiladores de teto para melhorar a circulação de ar. “Mas não conseguimos ainda efetivar essas instalações porque as demandas são inúmeras nesse colégio, e agora o pessoal da manutenção está envolvido com a instalação de todas as iluminações de emergência. Muitas vezes foi programado colocar iluminação na tenda, mas houve muitos imprevistos. Ela também sofreu danos por um vendaval que afundou um dos pilares, mas já compramos os materiais e só falta o pessoal da prefeitura vir fazer uma análise pra fazermos os reparos”.

Vera ainda diz que planeja construir uma tenda em tamanho menor na frente da gráfica do grêmio, com programação de ser feita no ano que vem.

Compartilhe sua opinião